domingo, 18 de setembro de 2011

ZUMBI DOS PALMARES - UM MARCO NA HISTORIA DE ALAGOAS

Importância de Zumbi para a História de Alagoas e do Brasil
Zumbi representa para o Brasil, um dos grandes líderes de nossa história, simbololizando a resistência e luta contra a todas as formas de injustiças sociais que afligia os negros, arrancados de sua terra e escravizados. Sua luta também compreendia a liberdade de culto, religião sendo defensor da prática da cultura africana no Brasil Colônial. Para comemorar a sua morte foi instituído  o Dia da Consciência Negra, que é comemorado em todo o Brasil, no dia 20 de novembro.
 
Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655 e mesmo tendo nascido livre foi capturado ainda criança e entregue a um padre católico e recebeu o batismo de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Aos 15 anos de idade, Zumbi voltou para viver no quilombo onde os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
O Quilombo dos Palmares era uma comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas e estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares, em Alagoas tendo alcançado uma população de aproximadamente trinta mil habitantes.
No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses e Zumbi ajuda na defesa destacando-se como um grande guerreiro. Após uma batalha sangrenta, os soldados portugueses recuaram e foram para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, ocasião em que Zumbi coloca-se contra o acordo proposto, porque não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuassem na condição de escravos.
Zumbi torna-se líder do Quilombo dos Palmares em 1680, com 25 anos de idade, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi, além da coragem, mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de demonstrar experiência   e conhecimentos militares.
A trajetória de Zumbi é encerrada em 1604, quando o bandeirante Domingos Jorge Velho e o capitão-mor Bernardo Vieira de Melo promovem um grande ataque ao Quilombo dos Palmares e a sede do Quilombo é totalmente destruída. Mesmo ferido, Zumbi consegue fugir, mas é traído por um antigo companheiro e entregue às tropas do bandeirante.
Zumbi teve uma morte trágica. Foi trucidado aos  40 anos de idade, sendo morto e degolado em data de 20de novembro de 1695.