terça-feira, 5 de julho de 2011

FELÔMEROS , LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA

SERÁ POSSIVEL RETARDAR O ENVELHECIMENTO?
A resposta pode ser encontrada nas pesquisas da cientista Maria Blasco

Maria A. Blasco (Alicante, 1965) obteve seu PhD em 1993 por sua pesquisa no Centro de Biologia Molecular "Severo Ochoa" sob a supervisão de M. Salas. Nesse mesmo ano, ingressou na Blasco Cold Spring Harbor Laboratory, em Nova York (EUA) como um pós-doutorado sob a liderança do CW Greider. Em 1997 ela voltou à Espanha para iniciar sua própria investigação Grupo no Centro Nacional de Biotecnologia, em Madri. Ela se juntou a CNIO, em 2003, como Diretor do Programa de Oncologia Molecular e Líder dos telômeros e telomerase Grupo e foi nomeado Vice-Diretor CNIO em 2005.
Suas realizações principais da pesquisa incluem: (1) O isolamento dos componentes centrais da telomerase mouse e geração do mouse primeiro nocaute para telomerase, (2) Geração do primeiro rato com expressão aumentada em telomerase tecidos adultos, (3) A constatação de que mamíferos telômeros e subtelomeres têm marcas epigenéticas característica de heterocromatina constitutiva; (4) A descoberta de RNAs telomérica, que são potentes inibidores da telomerase, cuja expressão é alterada no cancro, (5) Demonstração de que a atividade da telomerase eo comprimento dos telômeros determinar a capacidade de regeneração de células-tronco adultas ; (6) Identificação dos telômeros mais longos como uma característica universal de nichos de células-tronco adultas; (7) A constatação de que a superexpressão telomerase no contexto de câncer resistentes camundongos melhora a aptidão do organismo, produz um atraso sistêmico no envelhecimento e uma extensão da mediana tempo de vida; Discovery (8) que os telômeros rejuvenescer após a reprogramação nuclear; (9) Identificação dos mecanismos moleculares pelos quais os telômeros curtos / DNA reprogramação limitar os danos nucleares de células defeituosas; (10) Descoberta de que a proteína telomérica TRF1 pode atuar tanto como um supressor de tumor e como um fator de prevenção de envelhecimento.
Blasco recebeu o Josef Steiner Cancer Research, Rey Jaime I, Körber European Science, Alberto Sols ea Fundação Lilly Research pré-clínica, Awards. Ela também foi o destinatário do espanhol "Santiago Ramón y Cajal" Prêmio Nacional de Investigação em Biologia (2010). Blasco também foi agraciado com a Medalha de Ouro EMBO e atuou em seu Conselho desde 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário