domingo, 5 de junho de 2011

FESTA JUNINA – ORIGEM E INFLUÊNCIA

foto blog: jangadeiroonline,com
A festa junina ocorre no mês de junho e é dedicada a Santo Antonio, São João e São Pedro. É originária dos países europeus e ao chegar ao Brasil, trazida pelos colonizadores portuqueses foi incorporada aos costumes dos povos indígenas, nativos, encontrados no Brasil e dos povos negros trazidos de Portugal.
 A influência brasileira pode ser percebida na introdução das comidas que foram introduzidas ao cardápio na realização das festas juninas como o milho verde cosido, assado na fogueira, a pamonha, a cangica, o leite de coco o aipim e tantas. É importante ressaltar o brilhantismo dos festejos animados como forró, o boi bumbá, a quadrilha, tendo os festejos juninos também sofrido influência dos franceses os quais deram um toque de nobreza às marcações inspiradas nas danças européias.
Os fogos de artifício, que dão um brilhantismo especial aos festejos juninos foram introduzidos pelos chineses.

As comemorações juninas iniciam com Santo Antonio em 13 de junho e terminam com a festa de São Pedro, no dia 29 de junho, com muita festa, danças e comidas típicas 
O maior símbolo das comemorações juninas é a fogueira e suas raízes surgiram de um trato feito entre Maria, Mãe de Jesus e sua prima Isabel, para avisá-la do nascimento de São João Batista. Após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte sinalizando a Maria o nascimento de seu filho. Conta-se que este acordo ocorreu durante uma visita de Santa Isabel a Nossa Senhora. Ao ser perguntada como saberia do Nascimento de seu filho, Isabel respondeu que acenderia uma fogueira bem grande e também ergueria um mastro com uma boneca.
 A quadrilha é um ritual com marcações cadenciadas e a dança é a forma de reverenciar Santo Antonio, São Pedro e São João. É também uma forma de agradecer pela boa colheita. A  quadrilha é dançada por casais, vestidos com roupas coloridas de chita, embora atualmente as quadrilhas estilizadas se apresentam ostentando roupas luxuosas. O número de participantes da quadrilha depende do tamanho do salão onde vai haver a apresentação.

 Os comandos mais utilizados na quadrilha são: balancer, anavan tur, returner, e então formam-se as fileiras, com os cavalheiros em frente às damas, aí vem o cumprimento as damas, o cumprimento aos cavalheiros, a troca de posições, o cumprimento ao marcador, o grande passeio, a troca de damas, o túnel, o caminho da roça, a grande roda e todas as marcações sob a animação de um animado grupo de forro.
 Nessa época revivemos as músicas do saudoso cantor Luiz Gonzaga. Sua Música retratava a vida do interior e toda a tradição cultural nordestina, com muita poesia. Uma das músicas mais cantadas no São João ele retratava os festejos juninos cantando:
“Olha pro céu meu amor,/ vê como ele está lindo / olha pra aquele balão multicor
Vê como ele tá subindo.
Foi numa noite / igual a essa / que tu me deste teu coração
O céu estava, cheio de estrelas /pois era noite de São João
Havia balão no ar / short e baião no salão / e no terreiro o teu olhar / que incendiou meu coração...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário