terça-feira, 21 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI

Corpus Christi advém de uma expressão latina que significa Corpo de Cristo, A comemoracão  é  alusiva a real e substancial presença de Jesus Cristo na Eucaristia.
A comemoração é realizada graças a iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia. A celebração da data de Corpus Christi teve início em 1193.  Somente no ano 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa e através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra os infiéis que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.
De acordo com a Igreja Católica, durante a missa,  no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual o pão e o se transformam no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então, tornam-se consagradas.
A festa de Corpus Christi é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo alusivo à Santíssima Trindade, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentencoste. Para os católicos é obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
Tapete para receber a procissão de Corpus Christi
 na cidade de Ouro Fino - MG - Foto de Dorival Junior

A procissão é realizada pelas vias públicas enfeitadas pelos devotos , quando e deve  atende a uma recomendação do Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo

 Fontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário