domingo, 5 de junho de 2011

CULINÁRIA VEGETARIANA - FEIJÃO AZUKI


Feijão Azuki – fácil de preparar

Esse feijão possui ótimo valor nutritivo, é rico em proteínas, fibras e ferro. Também contém vitaminas do complexo B e minerais.
Ingredientes:

  • 1/2 kg de feijão azuki (deixe de molho por algumas horas, trocando água)
  • gengibre picadinho, louro e sal a gosto ,
  • um pedacinho de tofu defumado.

Coloque o feijão de molho por algumas horas e troque a água do remolho (no pré-preparo) por mais de uma vez para evitar a produção de gases

Modo de preparo:

Na panela de pressão colocar a água, o feijão lavado, as folhas de louro, o sal, os gengibre e o tofu defumado. Depois que adquirir a pressão cozinhar por 25 minutos mais ou menos.
Servir quente, acompanhado de abóbora cozida, couve refogada, farofa de azeitonas e passas.
OBS.: Você pode substituir o gengibre por pimenta do reino e cheiros verdes e servir com arroz integral, carne de soja, peito de frango ou com o acompanhamento que preferir.


Esse feijão possui ótimo valor nutritivo, é rico em proteínas, fibras e ferro. Também contém vitaminas do complexo B e minerais.
Dica: para evitar a produção de gases, troque a água do molho (no pré-preparo) por mais de uma vez.

Receita de tofu publicada pela EMBRAPA.

MODO DE PREPARO

 · • 1 kg de soja em grãos

 · • água filtrada

Preparo da Receita

 Escolher os grãos de soja, lavar com água corrente e escorrer. Colocar os grãos lavados em um recipiente e adicionar 15 xícaras de água filtrada e deixar de molho por uma noite (8-10 horas), em temperatura ambiente. No dia seguinte escorrer a água do molho e lavar os grãos novamente.

Bater no liqüidificador, por 3 minutos, a soja com água filtrada na proporção de 2 xícaras dos grãos escorridos para 2 xícaras de água repetindo esse procedimento até que toda a quantidade de soja seja liqüidificada. Essa operação é feita em diversas etapas pois os liqüidificadores domésticos têm capacidade pequena. Deve-se tomar o cuidado de manter a proporção de grãos e água. Ao final do processo, juntar todas as porções da massa obtida. Aquecer 4,5 litros de água em uma panela de fundo grosso. Transferir a massa obtida para a panela com água, cozinhar mexendo sempre para não pegar no fundo, quando levantar fervura, desligar o fogo. Em seguida coar em tecido de algodão fino; separando a porção líquida (%u201Cleite%u201D de soja).

Coagulante: em ½ xícara de água morna dissolver 5 colheres (chá) de Sulfato de Magnésio (MgSO4) %u2013 %u201CSal Amargo%u201D. Aquecer o leite de soja novamente, sem deixar ferver; desligar o fogo e adicionar o coagulante misturando levemente. Deixar o %u201Cleite%u201D de soja coagular por cerca de 30 minutos. Com o auxílio de uma escumadeira transferir o coágulo para uma forma própria para queijo forrada com tecido de malha fina e úmido. Cubrir com tampa perfurada. Prensar a forma com pesos distribuídos uniformemente sobre a tampa, durante 10 minutos. Colocar a forma contendo o tofu prensado dentro de um recipiente fundo que permita a cobertura do tofu com água gelada e, deixar por 10 minutos. Desenformar, removendo o pano. Armazenar o tofu na geladeira em recipiente contendo água gelada.



Dica para esta receita



1) conservar o tofu sempre em geladeira (2-4oC) por três à cinco dias, trocando-se a água diariamente.
2) Os agentes coagulantes podem ser adquiridos em estabelecimentos comerciais especializados na venda de produtos químicos.
3) O %u201CSal Amargo%u201D é normalmente vendido em farmácias, drogarias ou, ainda, em farmácias de manipulação de fórmulas.
4) Para o preparo do tofu podem ser utilizadas formas plásticas como aquelas utilizadas para a fabricação de queijo convencional.



Fonte: Embrapa





Nenhum comentário:

Postar um comentário