quarta-feira, 18 de maio de 2011

HIPERTENSÃO - TRATAMENTOS ALTERNATIVOS

A pressão alta tem causas variadas, entre elas a vida sedentária, o alto consumo de sódio, a obesidade, o stress e outros problemas que causam sérios transtornos ao ser humano. Mas, para a nossa felicidade, o criador do Universo deixou a nossa disposição todas as coisas que precisamos, portanto temos que compreender o universo com as suas mais variadas plantas e propriedades.

Profissionais  da Universidade Federal de Minas Gerais, têm se empenhado no sentido de buscar na natureza a cura para várias doenças e ultimamente os pequisadores da UNICAMP realizaram estudos utilizado folhas de mangabeiras no combate a hipertensão, conseguindo excelentes resultados. Segundo os cientistas essa plante é mais eficaz do que o captopril, que já vem sendo usado para combater a pressão alta.
A mangabeira é originária do Brasil e o nome mangaba na linguagem indígena signifiga coisa boa de comer. É uma planta da família apocynaceae, tem o tronco áspero, os ramos lisos e avermelhados. É comum no litoral nordestino, na Caatinga e nos estados do cerrado. É da família da lamanda, velame branco, tiborna e guatambu.
O chá de folhas de mangabeira era usado de forma empírica. hoje está cientificamente comprovada a sua eficácia no tratamento e prevenção e controle da hipertensão.
As folhas de mangabeiras são usadas em chás, para combater hipertensão, diabetes e colesterol. O chá é preparado na seguinte proporção: 2 colheres de sopa das folhas, para meio litro de água. Quando a água tiver fervendo, mergulhe as folhas, apague o fogo e tampe a penela. Dez minutos depois pode coar e beber.
Tomar 2 a 3 xícaras ao dia. .
Folhas de Mangaba e cascas do tronco, são encontradas no raizeiros ou em lojas de produtos naturais
Chá de hortelã também ajuda a controlar a pressão. Evite sal. O sal é o maior inimigo do hipertenso
Apesar do conhecimento sobre o poder das plantas a hipertensão é uma doença silenciosa fazendo-se necessário o acompanhamento de um cardiologista para avaliação e acompanhamento.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário