sexta-feira, 13 de maio de 2011

TORNOZELEIRAS ELETRONICAS

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado brasileiro a usar tornozeleira eletronica, um sistema de monitoramento de presos que cumprem regime semi aberto. as tornezeleiras são emborrachadas, impermeáveis e recarregáveis a cada 48 horas. Os estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e mais alguns estados já utilizam este mecanismo.
No Rio de Janeiro Elaine Cristina Romano Medeiros, foi a primeira mulher a usar a tornozeleira eletrônica. Ela faz parte de um grupo de 300 detentos que testaram o Equipamento. No Rio a tornozeleira dispõe de um dispositivo de comunicação que é carregado na cintura.
O Presidente do TJ di Rio de Janeiro, desembargador Manoel Alberto Rabelo dos Santos, suspendeu en 04 de abril o uso de tornozeleiras em 1500 presos que estão em regime semi-aberto. Alegou o desembargadoor que o sistema não impede fugas, uma vez que 58 equipamentos haviam sido rompidos desde a adoção dos monitoramentos.
Para a deputada, o projeto aprovado pelo Senado representa a falência do Estado e uma violação dos direitos humanos. Isso representa a falência do Estado.O presidente da OAB Nacional do Brasil Ophir Cavalcante diz que o Estado está transferindo a pena do condenado, da prisão para a família e que oo teor do projeto fere a dignidade humana.
O sistema já vem sendo adotados por alguns estados Norte Americanos, na França, Inglaterra, Canadá, Coréia do Sul, Suécia, Portugal, Noruega, Belgica.
A foto exibida foi publicada no site www.alagoas24horas, em matéria que versa sobre o uso deste monitoramento eletrônico. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário